sábado, 31 de julho de 2010

Miracle Drug





Existem pessoas que a gente não precisa procurar motivos para saber por que elas entraram em nossas vidas, muito menos quanto tempo isso vai durar, simplesmente porque, independente do tempo, da distância, da diferença de idade ou qualquer coisa que possa ser um empecilho, elas são inesquecíveis. Elas conseguem fazer nossos dias ficarem mais interessantes, nossas tardes mais prazerosas e nossas noites mais alegres. Indiscutível ainda quando se mora sozinha. Existem fatos que nos atraem mais com umas do que com outras, que nos fazem ter relações mais significantes com uns. Não precisa ter a palavra certa, o jeito certo, muito menos saber se é a hora, basta pensar em algo com intenção amigável que isso tudo pode tornar remédio. Não precisa ser mentirosa, falsa, ou parecer ridícula para conseguir conquistar o coração alheio. Basta ter a capacidade de querer se compreender e compreender o próximo. Existem pessoas que não se precisa de muito tempo junto para saber o que ela é e o que esta mudando na sua vida, sua ação é tão incomparável que você começa a julgar o que as outras pessoas fazem para você, e não encontra razão para querer andar com eles, porque nela, essa pessoa que mudou tanto faz uma surpreendente diferença pra ti. Não se precisa de horas gastas, motivos, encontros, desencontros, surpresas, risos e perdições. Apenas é necessário olhar para alguém tão mais calado que você e tentar descobrir que ela é a verdadeira pessoa que você sempre esperou para você dividir tudo o que há na sua vidinha.

Para todos os tempos em que uma alma sempre habita o nosso lado, para deixar mais vivo tudo o que fazemos ou simplesmente para não nos deixar tão sozinhos em tempos de indisposição existencial. Não tão profunda, nem muito calma, mas para ficar ali, parado, ao nosso lado, somente para sabermos que não estamos completamente jogados pelos cantos, bebendo e comemorando por algo que não podemos compartilhar com ninguém. Aliás, precisamos sempre compartilhar, para deixar mais aquecida a vontade de estar lado a lado. Entendendo, compreendendo, sabendo o que se passa. Talvez, amigos saibam mais sobre a gente quando estamos calados, do que quando falamos horas sem parar, misturando tudo, sem deixar que se absorva nada. Aquela mudança drástica no tom de voz dela, e já paramos para perceber que algo esta totalmente do avesso. Para os amigos mais longes, eles sabem quando uma mísera palavra faz total diferença numa conversa, e a partir daí temos o entendimento de que algo não esta bem. Também notamos quando tem um gesto diferente, que demonstra felicidade por algo, ou quando não tem gesto nenhum, que combina com os olhos caídos e uma coisa que machuca por dentro.

Amizade é tão mais de se olhar e entender, do que falar e não compreender nada do que se ouve. Além do mais, quem gosta de ouvir tanto? Tem tanta gente que não escuta nada, esta somente pensando no que pode acontecer ou no que deve fazer depois. Porém para ser escutado, para falar por tempo indeterminado, somos ótimos. Mas amigos não estão somente numa posição, ou a de escutar ou a de falar, há a troca mútua dessa modalidade, e então surgem maiores amizades. Amigos também tentam levantar os ânimos, o que algumas vezes não conseguem, quando ele desiste de fazer isso, é ai que você se recupera. Porque não esta somente na força de querer ajudar, mas é das mais inesperadas maneiras que as coisas acontecem. Existem amigos que entram em nós por meio de outros amigos. E amigos que brigam com seus amigos, se tornam seus amigos e depois todos são amigos de novo e novo. Amigos de longa data, que se somem e depois voltam. Amigos que nunca voltam. Amigos que na realidade eram meros conhecidos, e a gente começa a descobrir que não era nem conhecido, mas apenas alguém que nunca fez diferença pra você. Amigos que brigam, não pela gente, mas brigam com a gente, contra a gente. E amigos que brigam com a gente contra outra pessoa, e compram uma briga para simplesmente te apoiar. Amigos mais do que amigos. Amigos que queríamos que fossem amores, e amores que não se tornam amigos depois. Amores que se tornaram amigos, mas continuam como amores, e eles nem sabem que os amamos.

Amores que são amigos e que sempre serão nossos eternos amigos, mesmo depois de nada acabar bem, em uma relação tão curta. E os amigos se tornam nossos amores, porque não conseguimos viver sem eles, em alguns casos, queremos mandar alguns amigos embora para sempre, ou para umas férias. Eles podem ir embora, voltar, brigar, chorar no seu colo, ficarem horas contando casos de amores que não deram certo, mas que podem vir a dar, e te apoiar por algo inadmissível, podem não concordar com nada na sua vida, mas eles serão eternamente marcados na sua mente, como alguém que passou por um momento vivido e que esteve tão mais presente que alguém que sempre esteve ao seu lado. Você pode os deixar, mas sempre terá alguma lembrança para compartilhar com outros amigos sobre aquele velho companheiro, que um dia fez horas se transformarem em grandes, perigosos e mirabolantes momentos de felicidade. A gente pode até dar adeus para um amigo, e a sabermos que aquilo nunca iria dar certo porque ninguém cedeu, mas mesmo assim somos tão amigos e sabemos o que é melhor para o outro, mesmo indo embora.

"No fim destes dias encontrar você que me sorri, que me abre os braços, que me abençoa e passa a mão na minha cara marcada, na minha cabeça confusa, que me olha no olho e me permite mergulhar no fundo quente da curva do teu ombro. Mergulho no cheiro que não defino, você me embala dentro dos seus braços e você me beija e você me aperta e você me aquieta repetindo que está tudo bem, tudo, tudo bem."

Nenhum comentário: